POSTAGEM DO BLOGGER

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sul Americano da Classe Star. Eventos Marcantes.


O Lago Paranoá brindou os velejadores ! 
Bons ventos, durante toda a competição.
20 a 25 nós um presente do Deus Éolo.
Paranoá agradece a todos os participantes.

Campeonato Sul Americano Classe Star - Capa


Rede  Virtual do Conhecimento Náutico 
Convido a você a cadastrar-se na nossa Rede, recebendo no ano de 2016
informações e trabalhos que serão realizados diretamente para você.
Aproveite, cadastre-se agora e convide seu amigo!
Nos ajude a fazer o cadastro Brasileiro da Náutica,
em nossa Rede Virtual Conhecimento Náutico.
         Ter uma  atitude depende apenas de você. Basta tomar uma decisão e e seguir em frente. Naturalmente, novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes em geral precisam ser tomadas a fim de que  que mudanças venham a acontecer.
Você faz parte deste processo e pode contribuir.

Lago Paranoá 

Em 1987, o conjunto urbanístico de Brasília foi declarado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO. Tal fato relacionado diretamente com a preservação das características específicas do Plano de Lúcio Costa, e com a preocupação referente as descaracterização que a cidade vinha sofrendo deste a sua inauguração em 1960.
Botânico A. Glaziou na Segunda Missão Cruls, relatório de 1894 vez a primeira referência a represa. "... imensa planície em parte sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos de água formando o rio Parnauá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou, com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas, por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não excede de 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tomará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18.» Fonte: A missão Cruls,no site / livro / CD: Olhares sobre o Lago Paranoá
"Várias denominações são registradas para o Rio Paranoá. Os bandeirantes paulistas que primeiro visitaram a região do Planalto Central, no século XVII, chamavam-no em nhengatú (língua falada pelos bandeirantes, resultante do português caipira, de uso geral no sertão, e do tupi paulista) de Parnaguá. Em Tupi-Guarani, Paranoá é o mesmo que Paranaguá, que quer dizer  rio largo, rio espraiado'.»
"Evitou-se a localização dos bairros residenciais na orla da lagoa, a fim de preserva-la intacta, tratada com bosques e campos de feição naturalista e rústica para os passeios e amenidades bucólicas de toda a população urbana. Apenas os clubes esportivos, os restaurantes, os lugares de recreio, os balneários e núcleos de pesca poderão chegar à beira d'água". Fonte: Plano Lúcio Costa.
        

Campeonato Sul Americano da Classe Star 28.07.2016

Star Flotilha

História da Classe Star Brasília
Cultura Náutica e Mentalidade Marítima

Email 28 de setembro de 1999,  entre Torben Grael, Jorge Bhering, “ Caro JB, Grato pela comunicação. Como as condições assemelham-se as de Guarapiranga, sugeri o Star. A ideia foi muito bem aceita e o star do Eric já se encontra por aqui no Clube Naval.
Minha ideia é saber de todos os barcos que porventura se encontrem a venda no Rio e São Paulo. Gostaria de saber até da possibilidade de realizarmos aqui um Brasileiro, Distrito ou Sul Americano no próximo ano, seria fundamental para consagrarmos a introdução da classe no DF.  Aliás, sinto que a classe Star precisa de sair do viciado eixo Rio São Paulo para sobreviver no cenário Nacional. Uma pena que a Flotilha de Porto Alegre não vingou anos atrás. Bons ventos. Lars S. Grael.
Email de 17 de outubro de 1999, entre Torben, Mauricio Bitencourt, Rommel Castro, Lars Grael, Alex Welter, Guilherme Costa Negraes. Lars grato pelas informações. Seria ótimo se conseguíssemos criar uma flotilha aqui em Brasília. Com esta sua força acredito que agora, decola. Eugenio e o Admar foram a SP e voltaram com algumas informações. Será ótimo.
Acho que a possibilidade da realização de um campeonato aqui seria fantástico e talvez o último impulso a pretensa flotilha. Sem mais, fico no agrado de novas notícias. abraço Mauricio Bittencourt. PS Rommel Castro enviou email para todos os velejadores sobre a implantação de uma Classe Olímpica em Brasília, informando o que está se passando, e solicitando a todos que colaborem para aproveitar esta grande oportunidade, uma forma de promovermos a integração dos clubes, velejadores e federação.


Campeonato Sul Americano Classe Star 02
Email de 17 de outubro de 1999, entre Alex Welter, Lars Grael, Guilherme Costa Negraes JR. Trecho do email, o Alex mencionou que você tem a ideia de fazer um campeonato de Star em Brasília, a receptividade da ideia foi excelente, desde que haja patrocínio para o transporte ida e volta. Na próxima semana estaremos fechando o calendário de SP junto a FEVESP e com o do Rio e se você quiser realizar o Campeonato aí em Brasília, me avise o quanto antes que incluo já no calendário. Seria muito bom em velejar em águas novas e o interesse pelo pessoal daí, acredito seria bastante grande, daria um belo evento para todos! Primeiro mande o calendário da classe, depois temos que saber se a associação nacional vai integrar este projeto de revitalização e expansão da classe. Estou no aguardo de noticias tuas. Um grande abraço e bons ventos! Guilherme Negraes Jr.
        
Galeria de fotos facebook Campeonato Sul Americano de Star,  grupo facebook < Velejadores de Star >

Galeria de fotos facebook Campeonato Sul Americano de Star,  
grupo facebook < Velejadores de Star >

Resultado das Regatas.

Resultado 01

Resultado 02
O grande evento, Sul Americano da Classe Star recebeu durante as suas regatas um grande premio que foi a previsão confirmada de ventos de 20 a 25 nós. O Lago Paranoá mostrou a sua força durante a competição, mostrando aos competidores que a raia olímpica do Planalto Central  tem um alto índice técnico forçando os competidores mostrar a competência necessária para obter bons resultados.
Galeria de fotos facebook Campeonato Sul Americano de Star,  grupo facebook < Velejadores de Star >
Registro do Vento

Colabore, faça uma doação.

Em um dado momento refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um objetivo. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de projetos.
Gostamos muito de receber, e recebemos destas pessoas um grande trabalho, e nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho é bom, e bem intencionado.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença, pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos, dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nosso objetivo. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar.

Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.
Os links abaixo lhe ajudarão a entender como utilizar as hashtags, experimente no Facebook e confira na prática a utilização desta ferramenta.
#ConhNáutico4Motonautas#ConhNáutico5 - Velejadores de Oceano, #ConhNáutico6 - Frases de incentivo#ConhNáutico7  - Velejadores de Star#ConhNáutico8 - Livro Estratégia de Regata  #ConhNáutico9 - Blogger ConhNáutico., #ConhNáutico10 - Livro Histórico Star, #ConhNáutico11Marinas Floatboat Houseboats,  #ConhNáutico12 – Velejadores NS14, #ConhNáutico13 - Marinas & Projetos & Ideias, #ConhNáutico14 - Inovação & Criatividade, #ConhNáutico15 - Melodias para Navegar, #ConhNáutico16 - Vela Olímpica, #ConhNáutico17 - Construa seu Barco, #ConhNáutico18 - Velejadores Clássicos, #ConhNáutico19Velejadores de Nautimodelismo., #ConhNáutico20FABLab Náutico Virtual#ConhNáutico21Compartilhe Livros Náuticos, #ConhNáutico22 - Histórico da vela, Lago Paranoá, #ConhNáutico23 – Instituto Escola de Náutica, #ConhNáutico24Velejadores de Multicascos, #ConhNáutico25Velejadores pelo Mundo. #ConhNáutico26Náutica é a sua paixão, COMPRA & VENDA & TROCA & CURSOS

        

Mudança de Paradigma

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima

O conhecimento dos livros abaixo permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gostou de nosso trabalho, cadastre-se em nosso blog, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.
Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos. 

Compre aqui nossos Livros Publicados 

nas versões impressas, e ebook.

Compre Agora  Ebook Compre Agora
Ebook
 Compre Agora  Ebook Compre Agora   Ebook
Compre Agora  Ebook Compre Agora  EbookCompre Agora EbookCompre Agora Ebook
Compre Agora EbookCompre AgoraEbookCompre Agora  EbookCompre Agora Ebook
Agradeço aos nossos membros, MUITO OBRIGADO por estarem aqui participando de alguma forma, a simples atitude de você estar aqui conosco nós consideramos uma vitória pois o nosso trabalho é para você. Se você gosta da náutica, não  importa que esporte pratique, nós temos a certeza que este nosso trabalho pode contribuir. Uma atitude de parceria, é uma atitude que contribui para a cultura náutica e mentalidade marítima.

Colabore, faça uma doação.

Por vezes refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um determinado objetivo e têm êxito. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, mas é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de seus projetos.
Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de alta relevância, nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.
Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.

Nenhum comentário :