POSTAGEM DO BLOGGER

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Melhore o seu desempenho em competição! Depende de estudo.

Rede  Virtual do Conhecimento Náutico 
Convido a você a cadastrar-se na nossa Rede, recebendo no ano de 2016
informações e trabalhos que serão realizados diretamente para você.


Aproveite, cadastre-se agora e convide seu amigo!
Nos ajude a fazer o cadastro Brasileiro da Náutica,
em nossa Rede Virtual Conhecimento Náutico.

         Ter uma  atitude depende apenas de você. Basta tomar uma decisão e e seguir em frente. Naturalmente, novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes em geral precisam ser tomadas a fim de que  que mudanças venham a acontecer.
Você faz parte deste processo e pode contribuir.

Perguntas que surgem nas mensagens privadas do Facebook.


O fato de estarmos fazendo um trabalho na rede Networking Conhecimento Náutico gera uma quantidade de curiosidade, tanto de velejadores experientes como novatos. Naturalmente que neste trabalho motivamos a reunião de pessoas que tem o conhecimento e que possam compartilhar entre os membros a doação de suas experiências.

Como estudar para melhorar a sua performance


Não existe na náutica uma metodologia especifica de ensino para você se tornar um bom velejador. No entanto para que você tenha sucesso pode ter certeza que muita das vezes é necessário um trabalho em equipe. O sucesso na sua aprendizagem requer também a capacidade de você ser ativo e comprometido na busca de informações.

Existe muitos livros sobre o assunto escritos em inglês, onde podemos perceber que não há um método de estudo ideal. O que nós podemos fazer até para aprendermos juntos é selecionar algumas técnicas e orientações  que possam permitir a aquisição de conhecimento. O mais importante disto tudo é saber da importância de quem vai ter o interesse para penetrar neste mundo de descobertas. O mais correto pessoalmente é ter assertividade é ter disciplina, foco, vontade de aprender, persistência suficiente para superar o seu limite e nunca desistir.


image

Uma informação pode parecer simples, ela pode lhe auxiliar se estiver acompanhada de entusiasmo e assertividade. Em uma embarcação o trabalho é em equipe, expor idéias, observações, apontar problemas para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível. Uma tripulação que não aponta erros, problemas, não verbaliza soluções, e que não expressa opiniões denominamos de tripulantes passageiros.

O feedback é essencial para manter o foco, e melhorar o desempenho. Você consegue então fazer a relação entre assertividade e feedback na sua tripulação? O grupo sabendo usar a assertividade poderá garantir a melhoria de resultados, em um treinamento, em uma competição. As tarefas são descentralizadas desenvolvendo o trabalho em equipe. 


Uma metodologia a ser estudada.

Na maioria das metodologias de ensino tradicionais, exige que o aluno faça a sua parte no processo de aprendizagem, estudando em casa os conteúdos, anotando as dúvidas, fazendo perguntas ao professor na hora da aula. Nota-se aqui então o primeiro passo para que melhorar a sua performance requer o envolvimento de outras pessoas, podemos até dizer de um técnico.


image

Competências essenciais de um treinador

Ele tem que possuir as características as mais diversas, muitas delas são adquiridas com a prática e a dedicação. Na área da náutica esta atividade é ainda pouco valorizada. Entretanto há de convir que quando uma boa equipe é montada um treinador é a peça fundamental para o sucesso do atleta.

O treinador desonera muitas atividades do atleta que pode assim se dedicar a melhorar o seu desempenho. Uma equipe bem montada de treinamento hoje recorre a ampla diversidade de tecnologia disponibilizadas na rede internet.

Estratégia para vencer

O investimento na montagem de uma estratégia para vencer é importante para que você venha a conquistar objetivos no futuro. Estas estratégia seguidas a cada minuto irão determinar o grau de competência da sua equipe ou de sua tripulação.
image

A seguir, você encontra algumas dicas caso você queira se organizar para ter sucesso na aquisição de conhecimento que lhe levarão a uma melhor performance.
  1. As informações coletadas podem ser agrupadas em disciplinas que lhe ajudarão então no seu processo de estudo, por isso o proponente e interessado  deve conseguir dividir adequadamente o seu tempo para estudar cada disciplina oferecida nesse período;
  2. O estudo exige mudanças de paradigmas, o individuo estará sujeto a novas de estudar já que novos atribuitos devem ser considerados: é preciso que você desenvolva argumentação, raciocínio lógico e eleve a sua capacidade de reflexão e autonomia. Quanto menos você depender do instrutor, ou técnico,  maior será seu desenvolvimento intelectual já que numa competição nem o professor nem o ténico estarão presente;
  3. O aprendiz tem que estar ciente que faz parte do processo, sem isto com certeza não haverá aprendizagem. Durante as aulas, reuniões, clínicas, o instrutor  lançará conceitos fundamentais para a compreensão do conteúdo de cada disciplina, no entanto, o aprendiz deve estudar em casa, fazer os exercícios e grupos de estudo com os participantes;
  4. Se possível, compre livros que estiverem em falta para complementar seus estudos. Caso necessário, faça grupos de estudo e divida o custo do livro entre os participantes do grupo. Também procure textos e artigos científicos sobre o assunto na internet para complementar as matérias que você está estudando. Particularmente nunca vi, ou fui convidado para grupos de estudo que tenham o enfoque a náutica, o que deveriam ser feitos com mais regularidade.
  5. É importante organizar não somente um cronograma de estudos, mais também dentro de seu planejamento um bom calendário de participação de seus eventos esportivos. Pode parecer obvio mais a maioria das pessoas não utilizam na pratica o exercicio de visualizar o seu calendário anual e compatibilizá-los com seus objetivos estratégicos.  Acho interessante o uso do calendário do Facebook uma ferramenta bastante útil em varios aspectos, pois permite agregar perfis, agregar pessoas, criar eventos, além de servir para você montar uma estratégia de marketing, etc.
  6. É desejável que se dê ao estudo individual um mínimo de horas por semana, tenha a ciência que seu treinamento não é só de estudo, é um treinamento mental também já que contará com ajuda do seu cerebro que exercerá as funções necessárias de autoestima para você conquistar o seu objetivo.
Mas claro que não basta gastar muitas horas em frente dos livros, das anotações, das telas do browser,  e dos cadernos se este tempo não tiver qualidade. Para isso, é necessário observar em qual período você se sente melhor para estudar. Este horário é o mais rentável para o estudo, logo deve ser reservado ao estudo das matérias que você tem mais dificuldade.
  1. Há dois momentos que devem ser evitados para aprofundar nos estudos: logo depois do almoço, pois o organismo está fazendo digestão dos alimentos; e antes de dormir, pois pode prejudicar o sono. 
  2. Uma boa estratégia é fazer um horário semanal pois desta forma você também estará treinando a sua mente no cumprimento do horário. Usar uma boa agenda é essencial. O horário é um guia que levará a trabalhar com regularidade. O trabalho regular, de preferência todos os dias, às mesmas horas, no mesmo local, representa um exercício de autodisciplina e uma segurança contra imprevistos.
  3. Estude estabelecendo prioridades de aprendizagem a que você tem mais dificuldade, e não engane a si próprio, achando que aquela atividade não é importante. Isto às vezes é um recurso inconsciente para livrar-se da responsabilidade.
  4. É importante estar atento as atividades mentais, fazer pausas a cada 40 minutos, pois este é o tempo em que o cérebro começa a perder a qualidade da atenção.
  5. Organize seu local de estudo virtual se você utiliza equipamentos eletronicos, esteja atento a compatibilidade de software e arquivos. So seu trabalho estive disposto na nuvem deste com frequencia para que não haja problema quando você necessitar.
  6. Procure estímulos e recompensas para “se premiar” pelo esforço de cumprir sua agenda. Os prêmios devem ser proporcionais ao esforço. Por exemplo: Que tal prometer a si próprio uma ida ao cinema por cada competição ganha?
  7. O sucesso não deve estar atrelado a recompensas,  aqueles que estudam pensando em seu futuro, na realização pessoal e profissional que o estudo dos conteúdos lhe proporcionará;
  8. Trabalhar a concentração é muito importante para a assimilação do conteúdo e para o aproveitamento do tempo de estudo. As influências externas são fáceis de serem controladas, mas também é preciso estar atento às influências internas ao estudo.
  9. Todos nós enfrentamos problemas em várias fases da vida, mas é preciso não supervalorizá-los, pois, se um determinado problema não puder ser resolvido naquele momento, é fundamental concentrar esforços para deixá-lo de lado no momento em que dedicamos aos estudos;
  10. Todo atleta sabe que para conquistar vitórias e medalhas não pode confiar apenas na competência de seu treinador. É preciso dedicação, esforço e persistência no treinamento diário.
  11. Grupos de Estudo: O estudo em grupo ajuda a vencer as dificuldades e possíveis resistências em relação a algumas disciplinas, além de resgatar a autoconfiança e desenvolver o espírito coletivo;
  12. Sempre que tiver dificuldades, muitas expectativas e ansiedades, você poderá contar com o suporte do seu técnico, ou de pessoas que tem tem conhecimento. Utilize a internet sem medo faça perguntas e obtenha respostas.
  13. Por fim, adote um estilo de vida saudável:  Alimente-se bem, pois “saco vazio não para de pé”;  Durma bem, pois o sono ajuda a fixar os conteúdos estudados na memória;  Pratique atividades físicas, pois já está comprovado cientificamente que a atividade física melhora as conexões entre os neurônios, favorecendo um melhor desempenho intelectual.  Tenha momentos de descontração e descanso para evitar o estresse. 

técnica para manter a concentração,aproveitar o tempo. 

Metodologia tradicional de estudo.
1ª Fase:  
1. Antes da tarefa, resolva consigo mesmo qual é o seu objetivo, o que deseja conseguir: ter idéias gerais sobre o assunto? Resolver o problema? Colher informações? Aperfeiçoar um conhecimento? Fazer um esquema? Comparar opiniões ou informações? Se você não sabe o que vai fazer, ficará batendo e nada conseguirá. 
2. Na primeira fase, para superar a dispersão psicológica e eliminar os interesses anteriores, faça algo decisivo: leia alto, escreva, resolva os exercícios mais fáceis, até “esquentar o motor” (obter concentração). 
3. Comece o estudo procurando ter uma “visão de conjunto” global, ou seja, leia o texto por completo até o final, para reconhecer o assunto do qual ele trata. Nesta primeira leitura, não se preocupe com detalhes e nem com o que não tenha entendido. Apenas reconheça o assunto e aproveite para circular palavras que você não sabe o significado. Faça depois um resumo do que conseguiu captar. 
4. Agora comece a separar – detalhadamente – o que você já sabia do que não sabia. Veja se relembra fatos que confirmam ou contradigam o que está lendo. Isto é o que se chama “amarrar o novo no antigo”. Se não fizer isso, a nova aprendizagem fica “boiando” na mente e facilmente se perde.  
2ª Fase:  
1. Você está agora na fase analítica: não deixe frases e períodos sem compreensão integral. Até para memorizar um texto é necessário à compreensão. Somente um papagaio decora sem compreender.
2. Experimente agora a seguinte técnica: Releia o texto por etapas. Após terminar a leitura de cada parágrafo, faça uma pergunta que resuma o assunto deste. Também procure em um dicionário o significado das palavras desconhecidas que você circulou anteriormente.  Faça isso em todos os parágrafos do texto e, ao final, responda às suas próprias perguntas. Verá que, muitas vezes, o que parecia claro não está bem compreendido como supunha. 
3. Faça desenhos, diagramas, esboços, do assunto. A visualização facilita enormemente a compreensão e ajuda a fixação. 
4. Se você souber comparar, mostra que é inteligente e sabe estudar. É procurando semelhanças e diferenças que a gente aprende e descobre soluções. Compare sempre. 
5. Não se preocupe em memorizar nada nesta fase. Garanta apenas a perfeita compreensão e você verá, com a memorização surge como um “subproduto” da tarefa que acabou de executar.  
3ª Fase:  
1. Chegou a hora da síntese. Procurar os Princípios, as Causas, e finalmente, estabelecer os pontos chaves e as conclusões. Para isso, releia as perguntas e as respostas que você fez sobre o texto e verifique como elas se relacionam e anote em separado os assuntos principais do texto. 
2. Agora, escreva um texto como se estivesse contando a alguém o que acabou de estudar, e, se ao final ainda houver alguma pergunta mal compreendida, anote-a e leve a dúvida ao professor.     

Conhecimento técnico – videos

  • A playlist sobre Treinamento Funcional que permitem que você assista com calma e em detalhes situações diversas. Alguns videos devem ser analisados individualmente. Seja criativo use seu Ipad, tv etc.
  • Ter um bom treinador pode lhe ajudar muito a melhorar o seu desempenho. Se o seu foco é ser um campeão, você tem que mudar as coisas na sua vida.
  • Você pode aprender a cuidar de sua comunicação nas redes sociais, esta atitude pode lhe auxiliar junto a patrocinadores e criação de sua imagem pessoal.
  • Ter na sua mente o conceito pode lhe ajudar na estratégia, e na predição de seu planejamento.
  • Observar filmes de barcos velejando da mesma classe pode lhe trazer informações importantes, desde que você observe os detalhes.
  • Os barcos olímpicos são equipamentos extremamente exigentes em sua velejada, velejadores destes barcos provavelmente são os mais treinados.
  • Alguns barcos utilizam da vela gennaker o que pode ser desconhecido para muitos velejadores o modo operacional para ter um bom desempenho numa regata, a observação é o melhor caminho para aprendizagem.
  • Assistir treinamento mesmo que não seja do seu barco, é essencial para obter novos conhecimentos – treinamentos do ns14

Conhecimento na área de meteorologia

O Conhecimento nesta área é sempre bom para os velejadores. Disponibilizar o material na medida em que vamos pesquisando contribui para a melhoria da Cultura Náutica e Mentalidade Marítima. http://e.issuu.com/embed.html#5370083/31019647
Mais um trabalho que vem de encontro a melhoria da Cultura Náutica e Mentalidade Marítima divulgue. http://ow.ly/TZOhw
Navegue no mundo virtual da Meteorologia. http://ow.ly/TxkH1
Pesquisar no mundo do facebook é sempre uma supresa, como se você acha-se um tesouro de pirata. A pesquisa deve fazer parte da curiosidade para novas descobertas.  

Referência Bibliográfica

SOUZA, P. M. L. Aprendizagem auto-regulada no contexto escolar: Uma abordagem motivacional. Disponível em: <www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0295.pdf> Acesso em: 20/12/ 2008. 
ALMEIDA, L. S. Cognição e Aprendizagem: Como a sua Aproximação Conceptual Pode Favorecer o Desempenho Cognitivo e a Realização Escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, I(1), 17-32, 1996. 
ALMEIDA, L. S. (2005). Programas de Treino Cognitivo. Em G. L. Miranda e S. Bahia (Orgs.). Psicologia da Educação – Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino, pp. 288-310. Lisboa: Relógio D’Água Editores. 
MORIN, Edgar; Os setes saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, 2005. 
FONSECA, V. Da. Aprender a aprender. A educabilidade cognitiva. Editora Artmed, 1996.


Mudança de Paradigma
Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada pequena conquista tem um sabor especial e toda a conquista, por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão, dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima
O conhecimento dos livros abaixo permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gostou de nosso trabalho, cadastre-se em nosso blog, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.
Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos.


Compre aqui um de nossos Livros Publicados.

Com este livro você terá acesso a informações que lhe permitirão construir o seu primeiro barco. O livro contém todo o projeto do Optimaster 310 e informações relevantes para a construção amadora.



Adquirindo este livro você terá as informações passo-a-passo da construção do Optimaster 310. Com esta experiência você definitivamente estará integrado no mundo da construção amadora. Este livro lhe ensinará a fazer o Optimaster 310 para seu uso ou para a sua Escola de Vela. 
Lendo este livro você estará dando os primeiros passos para dominar  o conhecimento náutico básico. Irá se preparar para a sua primeira velejada, conhecendo a magia deste esporte encantador. 

O portfólio de fotos da Classe Star contém um relato histórico e fartamente ilustrado da criação da Flotilha Paranoá e de seus velejadores. O portfólio lança um olhar sobre o Lago Paranoá, que com a sua beleza plástica permite a prática de esportes náuticos em toda a sua extensão.
Coletânea de fotos da flotilha de veleiros Delta 26 de Brasília que singram o lago artificial de Brasília, o Lago Paranoá. Velejadores experientes, esportistas e famílias e navegam neste excelente barco, principalmente nos finais de semana.
Um livro escrito em 1947 por Lélio Graça, meu avô, no qual conta todo seu amor pela vida, através de suas poesias e cartas. Um exemplo para os netos e bisnetos se preocuparem com a sua vida e, ao passar por ela,  deixarem um futuro registro.

Utilize a tecnologia.


Colocamos em nossa pagina um código QRCODE. Com ele você pode baixar um programa para o seu celular e ativar o aplicativo. Pode também disponibilizar o aplicativo para seus amigos. Nesse aplicativo, disponibilizamos para você, gratuitamente, o projeto para fazer o Optimaster 310 4shared Mobile





O nosso projeto gratuito Optimaster 310 lhe permitirá entrar no mundo da construção naval amadora. Construa primeiro a maquete, a fim de que você tenha uma ideia básica do conjunto da construção do seu primeiro veleiro. Na execução do projeto você deve transpor as medidas, sem ampliar o tamanho dos desenhos disponibilizados. O nosso projeto no é aplicativo é gratuito Google Drive


A primeira etapa de quem executa um projeto é estudar.  Dominar o conhecimento necessário, uma ação que deve ser considerada como prioridade, pois  envolverá a decisão final de levar adiante o projeto. Você pode tirar dúvidas diretamente com o idealizador e consultor Eduardo Marcondes: rqmarcondes@terra.com.br  Este projeto foi idealizado de modo a que você, na sua localidade, tenha acesso a todos os materiais necessários para a construção. Também disponibilizamos para você vídeos para estudo através do Canal Youtube


A nossa Rede Virtual do Conhecimento Náutico oferece a você uma coletânea de publicações que lhe ajudarão em seus estudos no âmbito da cultura náutica e da mentalidade marítima. Você pode conhecê-las na nossa Rede Virtual do  Conhecimento Náutico

Colabore, faça uma doação.
Por vezes refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um determinado objetivo e têm êxito. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, mas é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de seus projetos.
Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de relevo; nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.
Em um dado momento refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um objetivo. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de projetos.
Gostamos muito de receber, e recebemos destas pessoas um grande trabalho, e nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho é bom, e bem intencionado.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença, pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos, dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nosso objetivo. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar.







Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.
Postar um comentário