Os principais eventos da rotina de bordo são ordenados por
toques de apito, utilizando-se, para isso, de um apito especial: o apito do
marinheiro. O apito serve, também, para chamadas de quem exerce funções
específicas ou para alguns eventos que envolvam pequena parte da tripulação.
Ele tem sido, ao longo dos tempos, uma das peças mais características do
equipamento de uso pessoal da gente de bordo.
Alguns comandantes de navios são literalmente apaixonados
pelo som de seu navio, uma particularidade essencial, pois acreditar que o
apito de seu navio é o mais belo dos sete mares é ter a paixão pelo que se faz,
um sinal de amor pelos mares.
Os equipamentos náuticos seguem regras nacionais e
internacionais. A regra 33 do RIPEAM [1]é
clara quando assinala; que embarcações com mais de 12 metros devem estar
equipada com apito e sino; embarcações com mais de 50 metros, apito, sino e
congo; embarcações com menos de 12 m, dispositivo sonoro que possa facilmente
ser usado de maneira eficaz.
Sinais de manobras e
sinais de advertência são necessários por parte do entusiasta da náutica o seu
conhecimento. Muito comum depois de um acidente termos o conhecimento de
informações que se as conhecêssemos provavelmente teríamos utilizadas as mesmas
para a nossa precaução. A prevenção e sua integridade física começa quando você
detém a informação correta.
Sinais de Manobras e Sinais de
Advertências
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1 apito curto ou
lampejo curto.
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Estou guinando
para boreste.
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2 apitos curtos
ou 2 lampejos curtos.
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Estou guinando para bombordo.
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3 apitos curtos
ou 3 lampejos curtos.
|
Estou manobrando
dando ré.
|
Comunicação ao ultrapassar numa via
de acesso ou canal estreito
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2 apitos longos e
1 curto.
|
Tenciono
ultrapassar pelo seu lado de boreste.
|
2 apitos longos e
2 curtos.
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Minha intenção é ultrapassá-lo por seu lado
de bombordo.
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5 apitos curtos
ou 5 lampejos.
|
A embarcação não
consegue entender as intenções da outra embarcação que está manobrando.
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1 apito longo.
|
Uma embarcação aproximando de uma curva, ou
de um canal estreito, ou via de acesso em curva, onde outras embarcações
podem estar ocultas devido a configuração do terreno.
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1 apito longo em
intervalos realizado não superiores a 2 minutos.
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Embarcação de
propulsão mecânica com seguimento.
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2 apitos longos
em sequência em intervalo não superior
a 2 minutos.
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Embarcação de propulsão mecânica sob
maquinas, parada e sem seguimento.
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1 apito longo em
sequência 2 apitos curtos não ultrapassando a 2 minutos.
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Embarcação sem
governo, restrita devido ao seu calado, a vela, em atividade de pesca, com
capacidade de manobra restrita, rebocando ou empurrando.
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1 apito longo em
sequência 3 apitos curtos
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Embarcação sendo rebocada.
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1 apito curto, 1
longo, e 1 curto.
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Embarcação
fundeada, indicando sua posição e advertindo uma embarcação que se aproxima
correndo risco de uma colisão. Outros sinais podem ser usados para chamar a
atenção.
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4 apitos curtos
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A embarcação sinaliza que está realizando
serviço de praticagem.
|
Na tabela de sinais de manobras e sinais de advertências os
barcos que tem o comprimento inferior a 12 metros não são obrigados a emitir os
sinais correspondentes na tabela. Entretanto, na ocorrência de uma fato que
ocorra risco, a embarcação deve emitir de alguma forma sinais sonoros eficazes,
a intervalos não superiores a 2 minutos.
Sinais de Manobras e Sinais de
Advertências
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Tocar o sino da
sua embarcação, toque rápidos no intervalo de 5 segundos.
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Embarcação de
comprimento igual ou menor do que 100 metros fundeada.
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Toque de sino a
vante, seguida de toque de congo situado a ré da embarcação, ambos acionados
durantes 5 segundos. Toques no intervalo não superiores a 1 minuto.
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Embarcação devidamente fundeada de
comprimento igual ou superior a 100 metros.
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3 badaladas
distintas
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Embarcação
encalhada.
|
[1]
RIPEAM – Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar, consiste de
uma série de regras convencionadas pelos países-mebros da organização
internacional marítima, padronizando as ações e manobras entre embarcações com
a finalidade de evitar acidentes entre elas.
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