POSTAGEM DO BLOGGER

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Oficina - Projeto Cayru I


Rede  Virtual do Conhecimento Náutico 
Convido a você a cadastrar-se na nossa Rede, recebendo no ano de 2017
informações e trabalhos que serão realizados diretamente para você.



Aproveite, cadastre-se agora e convide seu amigo!

Nos ajude a fazer o cadastro Brasileiro da Náutica,
em nossa Rede Virtual Conhecimento Náutico. 


         Ter uma  atitude depende apenas de você. Basta tomar uma decisão e e seguir em frente. Naturalmente, novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes em geral precisam ser tomadas a fim de que  que mudanças venham a acontecer.
Você faz parte deste processo e pode contribuir.
Oficina – Projeto  Cayru I - Restauração Planta Original

Plano do Projeto

Objetivo do projeto é de a partir de informações fotográficas restaurar a planta original do Cayru I. Nesta oficina disponibilizaremos os sotware e recursos da internet para que você possa também participar.
Controle de Versão deste Documento - Versão  01

Documento criado: 13/abril/2016 -  Ultima alteração: 10/maio /2016

Gerente de Projetos - Equipe de Projeto
Roberto Geyer,
Rommel Augusto da Silva Castro  email rasc98_99@yahoo.com
André Amacio de Moraes - Empresa Apemarine Design – colaborador
Como participar.
Abaixo disponibilizamos vários o arquivos do Projeto para que nossos colaboradores  possam trabalhar e participar.
  • Aos colaboradores baixar  o programa DelftShip no seu computador e instalar.  Depois desta etapa realizado baixar o arquivo mais recente já elaborado para que você com as informações abaixo possa desenvolver virtualmente o nosso projeto, baixar o arquivo Cayru Novo.fbm. Após instalar o software carregar o arquivo para visualizar e trabalhar no projeto.  
     

  • Aos colaboradores que pretendem usar outro software de edição, e poder importar Cayru Novo Arquimedes.hll 
  • Aos colaboradores que pretendem usar e importar as coodenadas.txt para utilização e estudo Cayru Novo Coordenadas. 
  • Aos colaboradores que pretendem importar no padrão dxf para o autocad Cayru Novo 3d
  • Aos colaboradores que pretendem importar no padrão mesh para o autocad ou outro software compátivel Cayru Novo DXF Mesh.
  • Aos colaboradores que pretendem utilizar o software Michlet, Cayru Novo Michlet. 
  • Aos colaboradores que pretendem utilizar a compatibilidade de seu software importando o arquivo no formato Offsets. txt Cayru Novo Offsets.
  • Aos colaboradores que pretendem utilizar a compatibilidade de seu software importando o arquivo no formato STL Cayru Novo STL
Aos colaboradores e parceiros, informar e disponibilizar os seus arquivos neste canal, agradecemos.
Projeto  Cayru I - Restauração Planta Original

1.   Resumo do projetoEste projeto é um projeto virtual, onde colaboradores podem participar via internet. Tem a finalidade principal de divulgar este tipo de atividade junto as Escolas de Vela, aos futuros engenheiros e projetistas. Uma forma lúdica de aprendizagem e troca de conhecimentos. 

1. 1 Escopo e Objetivos


A ideia principal é que o projeto seja realizado de forma corporativa virtualmente e utilizando os recursos da internet como software, pesquisas, e materiais informativos na rede.

  • O projeto pretende agregar e disponibilizar conhecimento para as Universidades  incentivarem os seus alunos no processo de projetos virtuais. E desta forma restaurar a planta do pequeno veleiro.
  • Com a planta elaborada será feito em parceria a impressão em 3D do Cayru e dado ao Clube Jangadeiros como homenagem e presente. Será utilizado a impressão 3D e outros recursos para elaboração de troféus em homenagem as regatas comemorativas da Associação dos Veleiros Clássicos.
  • A iniciativa da Oficina Virtual de Projetos da rede Virtual do Conhecimento Náutico é de mostrar que iniciativas como estas podem ser realizadas. Parceiros sejam empresas, ou particulares tenham o conhecimento de nossa história. O Clube Jangadeiros todo ano realiza a regata Troféu Cayru de Vela Oceano, e o barco Cayru I esta nas dependências do Clube fundado por Leopoldo Geyer, é o desejo de muitos que este barco volte a navegar, e seja reformado.
Gostaríamos muito de usar tecnologia já existente como o escaneamento, entretanto são necessários recursos financeiros para esta atividade. Esperamos que alguma Universidade tenha o equipamento disponível ou parcerias para realização de tal pleito. Vejam abaixo o processo de escaneamento.



1.1.5 Iremos a principio utilizar o software gratuito Delftship, empresa especializada no desenvolvimento de software, usando o estado da arte das tecnologias para as quais foram lançadas as bases da Universidade de Tecnologia de Delft. Nós combinamos um modelo preciso e totalmente em 3D, tecnologias de ponta e altamente otimizados interfaces gráficas para software que é fácil de operar e muito preciso.
A edição gratuita do software é embalado com uma série de características, incluindo cálculos hidrostáticos básicos e vários formatos de exportação de arquivos. O software Delftship pode ser usado para visualizar rapidamente os seus conceitos de design e é adequado para o uso pessoal ou profissional.

Descreva as suposições e restrições como, por exemplo, cronograma, orçamento, recursos,produtos, tecnologia e interfaces com outros produtos, qualquer outro item que possa afetar este plano. Use a tabela abaixo para facilitar essa descrição.


1.2 Suposições e Restrições - Impacto ao Plano
1.2.1 Os colaboradores e participantes desta Oficina não são obrigados a cumprimentos de prazos ou cronogramas. O participante deve ter a ciência que a sua participação é gratuita e sem ônus para ambas as parte. Os comentários e participações serão automaticamente autorizados pelo mesmo e podem ou não fazerem parte do documento disponibilizado.

1.2.2 Como o objetivo é usar os recursos disponíveis na Internet a utilização do software Delft Ship é necessária, entretanto colaboradores que possuem recursos extras, outros software, podem também participar disponibilizando os arquivos no projeto.
2.    Referências

2.1 Acesso a playlitst ConhNáutico com 25 videos sobre o barco Moph percursor dos hidrólios para pequenos barcos.
2.2 Acesso a playlist ConhNáutico sobre construção amadora e infusão.
2.3 Acesso a playlist ConhNáutico que mostra a utilização de maquinas CNC para o desenvolvimento de produtos.
2.4 Acesso a utilização de ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Solidworks  playlist com informações as mais diversar que podem ser analisada para o desenvolvimento do projeto.
2.5 Acesso a ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Projetista Amador Virtual onde você pode dar os seus primeiros passos.
2.6 Conheça o playlist do ConhNáutico Yesflyer onde tem bastante informações sobre hidrofólios
2.2 Sites
2.2.1 Estamos implementado esta atividade na Rede ConhNáutico e buscando novas soluções que possam agregar esta atividade. Estamos buscando o acesso, É Professor? Quer o acesso a Software Microsoft e conteúdo?
2.2.1 Existe um software Microsoft Education da Microsoft que permite facilidades para gerenciamento de projetos e comunicação entre alunos e participantes.
2.3 Fotos
Este barco foi construído em 1935 e reparando as fotos do lançamento, você pode perceber que ele tinha um quebra ondas na parte da frente da cabine
 
Também o barco não tinha borda falsa. Em 1963 aproximadamente o barco foi para uma reforma total no estaleiro do Casemiro em Porto Alegre. O Casemiro fazia Pinguins e o meu segundo foi feito por ele. Nessa época que eu ia ver a construção do meu Pinguim, o Casemiro praticamente refez o Cayru todo de novo.
Nesta segunda versão ele não tinha o quebra ondas e passou a ter uma borda falsa, o que me agrada mais.


Acho que a planta que vc está fazendo, deve ser sem o quebra ondas e com a borda falsa. Inclusive a borda falsa ia também acima do espelho de popa. Veja uma das fotos anexadas com meu avô no leme onde você pode ver a borda falsa na popa e onde pega o estai de popa





Seguem mais algumas medidas de convés do Cayruzinho, as quais juntamente com as que já mandei , mais as fotos que a Loara, minha nora, tirou vão te permitir fazer uma boa maquete desse barco emblemático.
Seguem mais algumas medidas de convés do Cayruzinho, as quais juntamente com as que já mandei , mais as fotos que a Loara, minha nora, tirou vão te permitir fazer uma boa maquete desse barco emblemático.

A face de vante da cabine dista 2,90m da prôa
Delftship 8,000 - 2,9000= 5,1000
x=5,1000 y= 0,000 Z=1,2190
No convés de proa existe uma escotilha de 0,50 por 0,50, cujo lado de traz, dista 0,55m da face anterior da cabine. 5,1000 + 0,500 = 5,600
5,600 + 0,500= 6,100
Ponto Inicial x= 6,100 y=0,000 z= 0,9880
Ponto Final x= 5,600 y=0,250 z= 1,020
Cabine mede 1,95 m comprimento;
Largura da cabine na face de proa
Largura da cabine na face de popa
Largura na face de vante mede 1,10m e na face de ré mede 1,40m
5,100 - 1,950 = 3,1499
Ponto Inicial x= 5,100 y=0,000 z= 0,9580 ok
Ponto Final  x=3,1499 y=0,700 z= 1,2190      y=0,550 Frente da Cabine
0,7000 - 0,550=
x=5,100 y=0,100 z=0,945
Mastreação. O pé de mastro fica encostado à face de vante da cabine, na qual existem duas vigias. Encontei o mastro do barco: mede 9,00m e possui uma cruzeta de 1,54m situada a 3,00m do tope. Este mastro possuia ainda uma espécie de martingala ou espalha cabos porém, como o masto está desaparelhado, não tenho como te informar sua verdadeira posição e terás que te guiar por alguma foto 9,000
5,150
A retranca mede 3,90m
x=5,097 y=0,000 z= 1,794
x=1,197 y=0,000 z= 1,794
Radius Start 0,040
Radius End 0,040
Quilha 5,3875 - 1,649 = 3,7385
-0,0089 + - 0,678 = 0,6869

Se você conhece ou tem informações adicionais, pedimos a sua colaboração para colocar nos comentários no final da página, obrigado.


5.3.4.2 Reportagem histórica
5.3.4.3 Reportagem Histórica



                                        

 

 Compre aqui nosso livro Náutica Bons Ventos.

Leve esta ideia no seu clube, para os amigos,
contribua da melhor forma que você achar possível.
Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310

EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
Brasil, projeto do Optimaster 310.

Links Optimaster 310
Veja Diário do Veleiro Capeta,  conheça a nossa playlist no Youtube , quer ser um construtor autorizado do Optimaster 310, Nero Nets constrói o seu Optimaster 310
WoodenBoat , my wooden boat of the week Optimaster 310. Progetto grátis dal Brasile Optimaster 310. Construção Bolina e Leme Optimaster 310. Visita ao QG do Optimaster 310 em Brasília - Danilo VeleiroK. Fatti la barca ! Optimaster 310. Barche Autocostruite Optimaster 310. Google G+ Optimaster 310
Projeto Optimaster 6

Optimaster 310: A Sail-Training Dinghy for Adults

Disponibilizamos para você como fazer o Optimaster 310

http://www.4shared.com/zip/ygpouWL_ce/ProjExecutivo2.html

 
EUA, My wooden boat of the week Optimaster 310
Itália, progetto gratis dal Brasile Optimaster 310
Brasil, projeto do Optimaster 310.

Consultor Eduardo Marcondes

MUDANÇA DE PARADIGMA

Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

CULTURA NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA

O conhecimento dos livros abaixo permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gostou de nosso trabalho, cadastre-se em nosso blog, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.
Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo. A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento. Experimente e cresça conosco.
Por que motivo divulgamos a venda de nossos livros? Todo o nosso trabalho procura atingir os objetivos que almejamos, e para tanto são necessários recursos financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Temos a certeza que você sabe muito bem como funciona. Torcemos para que você compre um livro. Somos seres humanos na busca de um ideal, procurando obter resultados com a realização de nosso trabalho. Ao comprar um livro estará nos ajudando a desenvolver novos projetos. 

Compre aqui nossos Livros Publicados 

nas versões impressas, e ebook.

Compre Agora  Ebook Compre Agora
Ebook
 Compre Agora  Ebook Compre Agora   Ebook
Compre Agora  Ebook Compre Agora  EbookCompre Agora EbookCompre Agora Ebook
Compre Agora EbookCompre AgoraEbookCompre Agora  EbookCompre Agora Ebook
Agradeço aos nossos membros, MUITO OBRIGADO por estarem aqui participando de alguma forma, a simples atitude de você estar aqui conosco nós consideramos uma vitória pois o nosso trabalho é para você. Se você gosta da náutica, não  importa que esporte pratique, nós temos a certeza que este nosso trabalho pode contribuir. Uma atitude de parceria, é uma atitude que contribui para a cultura náutica e mentalidade marítima.

COLABORE, FAÇA UMA DOAÇÃO.

Por vezes refletimos sobre trabalhos fantásticos realizados por pessoas que buscam um determinado objetivo e têm êxito. Na nossa cultura não temos o hábito de fazer uma doação, mas é lógico pensar que estas pessoas tem a necessidade de obter recursos para o desenvolvimento de seus projetos.
Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de alta relevância, nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.
Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui
para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.

Postar um comentário