Rede Virtual do Conhecimento Náutico
Uma atitude depende apenas de você tomar uma decisão e fazer. Naturalmente que as novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes tem que ser realizadas para que mudanças venham a acontecer. Você faz parte deste processo e pode contribuir.
Estamos iniciando este desafio, informações e contato Roberto Geyer.
Uma atitude depende apenas de você tomar uma decisão e fazer. Naturalmente que as novidades e mudanças afetam diretamente a tomada de decisão, entretanto novas atitudes tem que ser realizadas para que mudanças venham a acontecer. Você faz parte deste processo e pode contribuir.
Estamos iniciando este desafio, informações e contato Roberto Geyer.
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Introdução e Proposito - Restauração do Cayru I
O projeto de restaurar o Cairu I é resgatar todo um histórico da vela Brasileira. Este veleiro é o símbolo de uma época onde surgiram no Brasil os primeiros clubes a vela. Fatos históricos, e reconhecimento de um legado marcantes deste pequeno veleiro é um grande desafio
NAVEGAR É PRECISO ! - Restaurar é necessário.
NAVEGAR É PRECISO ! - Restaurar é necessário.
- A história do veleiro Cayru que mudou a história do iatismo Gaúcho na década de 30. Já se passaram 87 anos desde que o Cayru singrou pela primeira vez as águas do Guaiba.
- O veleiro Clássico Cayru I não só foi um lindo barco, mais também contém em sua alma de tradição náutica uma grande história. Reconhecer isto é despertar todo o interesse nacional na recuperação de um grande legado.
- No Brasil temos barcos que fazem uma história, ouvir história de um destes clássicos é preservar toda uma tradição. Podermos citar como exemplo o veleiro Aileen que Há gerações ele pertence a família Grael. Comprado no ano de 1929 por Preben Schimidt -avô de Lars, Axel e de Torben Grael- o barco de 4 toneladas e 9,70 metros abriga histórias desde que foi construído em 1911 por Wener Hansen. Um veleiro construído em 1911 hoje com 106 anos de idade.
Objetivos especifico:
Desafio de restaurar o veleiro Cayru I de forma a recuperar todo o seu histórico de tradição da vela Brasileira. A implementação das atividades de restauração estará centrado no desenvolvimento e divulgação de documentação para que o projeto possa transportar em seu bojo a cultura náutica e mentalidade marítimas visando a colaboração entre centros educacionais, clubes, entidades náuticas, e empresas:
- Restauração da embarcação Cayru I - hoje este veleiro está localizado no Clube no Rio Grande do Sul.
- Restauração do projeto original Cayru I - com as informações coletadas gerar o projeto virtual do veleiro Cayru.
Restauração do Veleiro Cairu I - fotos mostrando o estado atual deste veleiro.
Plano do Projeto - Oficina – Projeto Cayru I - Restauração Planta Original
Objetivo do projeto é de a partir de informações fotográficas restaurar a planta original do Cayru I. Nesta oficina disponibilizaremos os sotware e recursos da internet para que você possa também participar.
Controle de Versão deste Documento - Versão 01
Documento criado: 13/abril/2016 - Ultima alteração: 06/09/2017
Gerente de Projetos - Equipe de Projeto
Roberto Geyer, Facebook.
Rommel Augusto da Silva Castro: email rasc98_99@yahoo.com, Facebook.
Roberto Geyer, Facebook.
Rommel Augusto da Silva Castro: email rasc98_99@yahoo.com, Facebook.
André Amacio de Moraes - Empresa Apemarine Design – colaborador
Desafio Cayru I - hoje com ajuda de Matheus Geyer estamos disponibilizando o arquivo abaixo que contém as informações do Cayru I que podem ajudar então na elaboração do projeto do barco.
Você pode usar também as nossas informações coletadas em nossa Biblioteca Virtual - Projetista Amador - Conhecimento Náutico.
Desafio Cayru I - hoje com ajuda de Matheus Geyer estamos disponibilizando o arquivo abaixo que contém as informações do Cayru I que podem ajudar então na elaboração do projeto do barco.
Você pode usar também as nossas informações coletadas em nossa Biblioteca Virtual - Projetista Amador - Conhecimento Náutico.
- Vídeo aplicativo Solidworks - Canoe Hull loft in Solidworsk ,
- Vídeo aplicativo Delfship - Tutorial - Surface modeling,
- Vídeo aplicativo Polycad - Modelling from imagens - Creating an image Plane,
- Vídeo aplicativo Maxsurf Professional - Working with Background Images,
- Vídeo explicativo - Understanding the Lines for a wooden Sailboat Projetista Amador
- Vídeo explicativo - Making a set of moulds for a boat - Projetista Amador
DESAFIO AOS PROJETISTAS
Elaborar projeto do Cayru I através da modelagem utilizando o arquivo imagem abaixo no seu software preferido, e desta forma trabalhar com esta imagem em background.
Um desafio que requer sua aprendizagem ou compartilhar o seu conhecimento desta maneira contribuir para melhoria da cultura náutica e mentalidade marítima e fazer parte da família virtual conhecimento náutico.
Um desafio que requer sua aprendizagem ou compartilhar o seu conhecimento desta maneira contribuir para melhoria da cultura náutica e mentalidade marítima e fazer parte da família virtual conhecimento náutico.
Jahrgang: 1923, Heft: 4, Seite 56
Fonte internet : http://www.fky.org
Projeto Optimaster 310: Velejar é Preciso (Edição Portuguesa): 9781521098998: Amazon.com: Livros http://ow.ly/osVq30csBf1
Exemplos de Como participar.
Abaixo disponibilizamos vários o arquivos do Projeto para que nossos colaboradores possam trabalhar e participar.
- Aos colaboradores baixar o programa DelftShip no seu computador e instalar. Depois desta etapa realizado baixar o arquivo mais recente já elaborado para que você com as informações abaixo possa desenvolver virtualmente o nosso projeto, baixar o arquivo Cayru Novo.fbm. Após instalar o software carregar o arquivo para visualizar e trabalhar no projeto.
- Aos colaboradores que pretendem usar outro software de edição, e poder importar Cayru Novo Arquimedes.hll
- Aos colaboradores que pretendem usar e importar as coodenadas.txt para utilização e estudo Cayru Novo Coordenadas.
- Aos colaboradores que pretendem importar no padrão dxf para o autocad Cayru Novo 3d
- Aos colaboradores que pretendem importar no padrão mesh para o autocad ou outro software compátivel Cayru Novo DXF Mesh.
- Aos colaboradores que pretendem utilizar o software Michlet, Cayru Novo Michlet.
- Aos colaboradores que pretendem utilizar a compatibilidade de seu software importando o arquivo no formato Offsets. txt Cayru Novo Offsets.
- Aos colaboradores que pretendem utilizar a compatibilidade de seu software importando o arquivo no formato STL Cayru Novo STL
Projeto Cayru I - Restauração Planta Original
1. Resumo do projeto - Este projeto é um projeto virtual, onde colaboradores podem participar via internet. Tem a finalidade principal de divulgar este tipo de atividade junto as Escolas de Vela, aos futuros engenheiros e projetistas. Uma forma lúdica de aprendizagem e troca de conhecimentos.
1. 1 Escopo e Objetivos
A ideia principal é que o projeto seja realizado de forma corporativa virtualmente e utilizando os recursos da internet como software, pesquisas, e materiais informativos na rede.
- O projeto pretende agregar e disponibilizar conhecimento para as Universidades incentivarem os seus alunos no processo de projetos virtuais. E desta forma restaurar a planta do pequeno veleiro.
- Com a planta elaborada será feito em parceria a impressão em 3D do Cayru e dado ao Clube Jangadeiros como homenagem e presente. Será utilizado a impressão 3D e outros recursos para elaboração de troféus em homenagem as regatas comemorativas da Associação dos Veleiros Clássicos.
- A iniciativa da Oficina Virtual de Projetos da rede Virtual do Conhecimento Náutico é de mostrar que iniciativas como estas podem ser realizadas. Parceiros sejam empresas, ou particulares tenham o conhecimento de nossa história. O Clube Jangadeiros todo ano realiza a regata Troféu Cayru de Vela Oceano, e o barco Cayru I esta nas dependências do Clube fundado por Leopoldo Geyer, é o desejo de muitos que este barco volte a navegar, e seja reformado.
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A edição gratuita do software é embalado com uma série de características, incluindo cálculos hidrostáticos básicos e vários formatos de exportação de arquivos. O software Delftship pode ser usado para visualizar rapidamente os seus conceitos de design e é adequado para o uso pessoal ou profissional.
Descreva as suposições e restrições como, por exemplo, cronograma, orçamento, recursos,produtos, tecnologia e interfaces com outros produtos, qualquer outro item que possa afetar este plano. Use a tabela abaixo para facilitar essa descrição.
1.2 Suposições e Restrições - Impacto ao Plano
1.2.1 Os colaboradores e participantes desta Oficina não são obrigados a cumprimentos de prazos ou cronogramas. O participante deve ter a ciência que a sua participação é gratuita e sem ônus para ambas as parte. Os comentários e participações serão automaticamente autorizados pelo mesmo e podem ou não fazerem parte do documento disponibilizado.
1.2.1 Os colaboradores e participantes desta Oficina não são obrigados a cumprimentos de prazos ou cronogramas. O participante deve ter a ciência que a sua participação é gratuita e sem ônus para ambas as parte. Os comentários e participações serão automaticamente autorizados pelo mesmo e podem ou não fazerem parte do documento disponibilizado.
1.2.2 Como o objetivo é usar os recursos disponíveis na Internet a utilização do software Delft Ship é necessária, entretanto colaboradores que possuem recursos extras, outros software, podem também participar disponibilizando os arquivos no projeto.
2. Referências
2. Referências
2.1 Acesso a playlitst ConhNáutico com 25 videos sobre o barco Moph percursor dos hidrólios para pequenos barcos.
2.2 Acesso a playlist ConhNáutico sobre construção amadora e infusão.
2.3 Acesso a playlist ConhNáutico que mostra a utilização de maquinas CNC para o desenvolvimento de produtos.
2.4 Acesso a utilização de ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Solidworks playlist com informações as mais diversar que podem ser analisada para o desenvolvimento do projeto.
2.5 Acesso a ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Projetista Amador Virtual onde você pode dar os seus primeiros passos.
2.6 Conheça o playlist do ConhNáutico Yesflyer onde tem bastante informações sobre hidrofólios
2.2 Sites
2.2.1 Estamos implementado esta atividade na Rede ConhNáutico e buscando novas soluções que possam agregar esta atividade. Estamos buscando o acesso, É Professor? Quer o acesso a Software Microsoft e conteúdo?
2.2.1 Existe um software Microsoft Education da Microsoft que permite facilidades para gerenciamento de projetos e comunicação entre alunos e participantes.
2.3 Fotos
Este barco foi construído em 1935 e reparando as fotos do lançamento, você pode perceber que ele tinha um quebra ondas na parte da frente da cabine
Se você conhece ou tem informações adicionais, pedimos a sua colaboração para colocar nos comentários no final da página, obrigado.
2.2 Acesso a playlist ConhNáutico sobre construção amadora e infusão.
2.3 Acesso a playlist ConhNáutico que mostra a utilização de maquinas CNC para o desenvolvimento de produtos.
2.4 Acesso a utilização de ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Solidworks playlist com informações as mais diversar que podem ser analisada para o desenvolvimento do projeto.
2.5 Acesso a ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para aprendizagem ConhNáutico Projetista Amador Virtual onde você pode dar os seus primeiros passos.
2.6 Conheça o playlist do ConhNáutico Yesflyer onde tem bastante informações sobre hidrofólios
2.2 Sites
2.2.1 Estamos implementado esta atividade na Rede ConhNáutico e buscando novas soluções que possam agregar esta atividade. Estamos buscando o acesso, É Professor? Quer o acesso a Software Microsoft e conteúdo?
2.2.1 Existe um software Microsoft Education da Microsoft que permite facilidades para gerenciamento de projetos e comunicação entre alunos e participantes.
2.3 Fotos
Este barco foi construído em 1935 e reparando as fotos do lançamento, você pode perceber que ele tinha um quebra ondas na parte da frente da cabine
Também o barco não tinha borda falsa. Em 1963 aproximadamente o barco foi para uma reforma total no estaleiro do Casemiro em Porto Alegre. O Casemiro fazia Pinguins e o meu segundo foi feito por ele. Nessa época que eu ia ver a construção do meu Pinguim, o Casemiro praticamente refez o Cayru todo de novo.
Nesta segunda versão ele não tinha o quebra ondas e passou a ter uma borda falsa, o que me agrada mais.
Acho que a planta que vc está fazendo, deve ser sem o quebra ondas e com a borda falsa. Inclusive a borda falsa ia também acima do espelho de popa. Veja uma das fotos anexadas com meu avô no leme onde você pode ver a borda falsa na popa e onde pega o estai de popa
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Seguem mais algumas medidas de convés do Cayruzinho, as quais juntamente com as que já mandei , mais as fotos que a Loara, minha nora, tirou vão te permitir fazer uma boa maquete desse barco emblemático.
Seguem mais algumas medidas de convés do Cayruzinho, as quais juntamente com as que já mandei , mais as fotos que a Loara, minha nora, tirou vão te permitir fazer uma boa maquete desse barco emblemático. A face de vante da cabine dista 2,90m da prôa |
Delftship 8,000 - 2,9000= 5,1000
x=5,1000 y= 0,000 Z=1,2190
|
No convés de proa existe uma escotilha de 0,50 por 0,50, cujo lado de traz, dista 0,55m da face anterior da cabine. | 5,1000 + 0,500 = 5,600 5,600 + 0,500= 6,100 Ponto Inicial x= 6,100 y=0,000 z= 0,9880 Ponto Final x= 5,600 y=0,250 z= 1,020 |
Cabine mede 1,95 m comprimento; Largura da cabine na face de proa Largura da cabine na face de popa Largura na face de vante mede 1,10m e na face de ré mede 1,40m | 5,100 - 1,950 = 3,1499 Ponto Inicial x= 5,100 y=0,000 z= 0,9580 ok Ponto Final x=3,1499 y=0,700 z= 1,2190 y=0,550 Frente da Cabine 0,7000 - 0,550= x=5,100 y=0,100 z=0,945 |
Mastreação. O pé de mastro fica encostado à face de vante da cabine, na qual existem duas vigias. Encontei o mastro do barco: mede 9,00m e possui uma cruzeta de 1,54m situada a 3,00m do tope. Este mastro possuia ainda uma espécie de martingala ou espalha cabos porém, como o masto está desaparelhado, não tenho como te informar sua verdadeira posição e terás que te guiar por alguma foto | 9,000 5,150 A retranca mede 3,90m x=5,097 y=0,000 z= 1,794 x=1,197 y=0,000 z= 1,794 Radius Start 0,040 Radius End 0,040 |
Quilha | 5,3875 - 1,649 = 3,7385 -0,0089 + - 0,678 = 0,6869 |
Se você conhece ou tem informações adicionais, pedimos a sua colaboração para colocar nos comentários no final da página, obrigado.
5.3.4.2 Reportagem histórica
5.3.4.3 Reportagem Histórica
Leve esta ideia no seu clube, para os amigos,
contribua da melhor forma que você achar possível.
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Consultor Eduardo Marcondes
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MUDANÇA DE PARADIGMA
Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica. Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.
CULTURA NÁUTICA E MENTALIDADE MARÍTIMA
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Gostamos muito de receber, e de várias pessoas recebemos trabalhos de alta relevância, nos sentimos satisfeitos quando realmente o trabalho tem intenções louváveis.
Nesta hora de reflexão, sabemos que você pode fazer a diferença. Pois a sua doação será aplicada no desenvolvimento dos processos e dos projetos, de forma a alavancar e conquistar nossos objetivos. Desde já agradecemos a sua participação, o que nos motiva a cada dia melhorar mais.
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